Guide CLEAN Beauty
O termo “Clean beauty” (“beleza limpa” em português) é um conceito amplo que reflete sobre os produtos de beleza e em como seus ingredientes e processos de produção podem afetar o meio ambiente, a sociedade e o indivíduo.
Existem duas principais características desses produtos:
(1) ingredientes “limpos” – aqueles livres de toxinas suspeitas e que podem trazer algum problema para nossa saúde
(2) transparência de rótulo – o comprometimento da empresa em listar todos os ingredientes utilizados no produto para direcionar o consumidor na hora da compra
Principais CONCEITOSCONCEITOS relacionados ao Clean Beauty
#1 Cosméticos Naturais
#2 Cosméticos Orgânicos
#3 Cosméticos Veganos
#4 Slow Beauty
#5 Cruelty Free
#6 Waterless
#1 CosméticosCosméticos NATURAIS
Trazem em suas composições ingredientes extraídos diretamente da natureza e que não possuem aditivos químicos / sintéticos em todo – ou em boa parte do seu processo de produção.
Para serem considerados naturais, os produtos precisam ter 95% dos seus ingredientes “limpos”.
Geralmente marcas de cosméticos naturais priorizam embalagens ecologicamente corretas, desenvolvidas a partir de matérias primas recicladas ou recicláveis, e levantam bandeiras como plastic free ou water free.
Importante enfatizar que ainda não há uma regulamentação sobre o tema.
#2 CosméticosCosméticos ORGÂNICOS
Geralmente significam produtos livres de aditivos sintéticos, como pesticidas, fertilizantes químicos e corantes artificiais.
Não devem ser processados com solventes industriais, irradiação ou engenharia genética. O orgânico refere-se apenas a ingredientes agrícolas ou alimentares.
Para ser orgânico, o cosmético tem de seguir uma série de requisitos, entre eles, ser sustentável, ecologicamente correto e não ser testado em animais.
Além disso, ele precisa ter ingredientes naturais provenientes de uma produção orgânica, livre de agrotóxicos, de organismos geneticamente modificados ou de adubos sintéticos.
#3 CosméticosCosméticos VEGANOS
Diz respeito aos cosméticos que não possuem ingredientes de origem animal.
#4 SlowSlow Beauty
Movimento de consumo consciente da beleza, que prioriza cosméticos naturais, rotinas mais simples – com menos produtos e produtos de qualidade, multifuncionais.
#5 CrueltyCruelty FREE
Isso significa que os produtos não foram testados em animais em nenhum momento.
#6 WaterlessWaterless
Produtos que não utilizam água em suas formulações. Uma grande tendência, inclusive.
Quando iniciei no universo de beleza limpa surgiram essas e várias outras questões.
Reuni aqui uma lista rápida dos principais termos e significados, mas o tema é infinito.
Espero que gostem. Ciao!
Related Posts
Logística Reversa
Quando falamos de produtos, a embalagem é tão importante quanto a formulação, principalmente quando pensamos no que acontece com elas após o descarte. Neste post, explico um p
Chanel Nº1 – Linha Eco Sustentável
Sempre me pedem exemplos de marcas e produtos #cleanbeauty, e hoje eu trago como exemplo uma das minhas marcas preferidas, que é a Chanel – que lançou a linha eco-sustentável
A tendência dos produtos Waterless
Conceito que surgiu na Coreia do Sul, em 2015, com o intuito de criar produtos sem o uso de água para melhorar a perfomance dos produtos: garantir maior eficiência, concentraçã
POSTAR COMENTÁRIO