Logística Reversa

A sustentabilidade no mercado da beleza vai muito além de produtos clean beauty, com ingredientes não tóxicos.

Aderir ao consumo de produtos desse meio é, também, considerar os fatores que envolvem diretamente o impacto no planeta.

Quando falamos de produtos, a embalagem é tão importante quanto a formulação, principalmente quando pensamos no que acontece com elas após o descarte. Neste post, explico um pouco mais sobre estratégias de “LOGÍSTICA REVERSA”, que tem sido adotas por marcas do mundo todo.‌

Logística Reversa: oo que é?

Trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até o local de origem.

É muito mais do que o processo do consumidor retornar uma mercadoria para o fabricante, mas sim de todas as operações relacionadas ao reuso e descarte de materiais, resíduos e produtos em geral.

Uma forma prática de identificar empresas e marcas que atuam nesse seguimento é através dos selos e certificações.

A seguir, compartilho algumas empresas que tem investido em programas de logística reversa. 

O Boticário: BotiBoti Recicla

É um projeto que transforma as embalagens vazias e as reutiliza em outros setores do Boticário e em iniciativas espalhadas pelo Brasil.

Para participar, leve 3 ou mais embalagens vazias de cosméticos de qualquer marca até um dos pontos de coleta da marca. Então como incentivo, o consumidor ganha R$15 de desconto em compras acima de R$150.

As embalagens são coletadas por transportadoras e enfim levadas para cooperativas homologadas que fazem a separação do material e envio para reciclagem.

Quem disse Berenice?:Berenice?: RECICLA

A marca conta que o programa Recicla da QDB garante o descarte correto das embalagens vazias de maquiagem. Dizem também que ajuda a gerar renda para diversas famílias de cooperativas parceiras.

Para participar, junte 5 embalagens da lista de embalagens participantes e então troque em um dos pontos de coleta por um batom cremoso ou líquido. Mas também existe a possibilidade de trocar 3 embalagens de qualquer marca de maquiagem por 15% de desconto em um item da marca.

As embalagens vazias serão encaminhadas às cooperativas homologadas pelo Grupo Boticário, para enfim transformação em matéria-prima e reaproveitamento em outros ciclos produtivos. A marca conta que o programa Recicla da QDB garante o descarte correto das embalagens vazias de maquiagem. Dizem também que ajuda a gerar renda para diversas famílias de cooperativas parceiras.

Simple Organic: MaisMais beleza, menos lixo

Além de ser a Primeira marca de cosméticos a ter o selo EuReciclo e primeira a ser certificada pelo Instituto Lixo Zero, a Simple Organic investe na logística reversa em um processo semelhante à compensação de carbono.

Na prática, os clientes vão até uma loja física de suas cidades para realizar o descarte correto das embalagens e a Simple se encarrega de destinar corretamente os itens para as cooperativas de reciclagem de cada cidade.

Em troca, o consumidor tem direito a 10% de desconto em um novo produto.

Avon

Participam do Programa DAMF (“Dê a Mão Para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda”) que é coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

A Avon coleta embalagens e resíduos de maquiagem e esmaltes de qualquer marca e já encaminhou mais de 110.984 toneladas de resíduos de cosméticos para a reciclagem. E está presente em 8 estados, 84 municípios e 128 cooperativas aqui no Brasil.

Natura

O programa existe desde 2007 com o objetivo de recolher as embalagens pós-consumo, realizar estudos e monitorar o ciclo de vida das embalagens recicláveis.

Segundo a empresa, desde agosto de 2020 já foram coletadas mais de 20 toneladas de embalagens que receberam descarte adequado.

Para participar, leve seus itens vazios para qualquer uma das 60 lojas Natura ou um dos 33 estabelecimentos The Body Shop espalhados pelo Brasil.

Mas a ação é válida para embalagens das quatro marcas do grupo Natura&Co: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. Porém, não é claro se a marca dá algum incentivo ao consumidor para a devolução dos itens.

No site, eles dizem que: “a oferta de produtos e serviços àqueles que destinarem embalagens às nossas lojas passa a contar com um novo mecanismo. E acontecerá conforme campanhas e ações promocionais que poderão ser realizadas em diferentes momentos ao longo do ano”.

Todas as embalagens recolhidas via logística reversa são enviadas as cooperativas de reciclagem. Até hoje já foram destinados a reciclagem aproximadamente 500 mil toneladas de resíduos.

Back2Clinique

A cada 4 embalagens vazia de produtos Clinique que você levar nas lojas físicas, você troca por um BATOM.

Back2MAC

Já está no mercado global há mais de 30 anos e há 20 anos no Brasil, sendo o pioneiro ao pensar em logística reversa no mercado de maquiagem.

SIMPLES E PRÁTICO: você leva 6 embalagens vazias de produtos da M·A·C em qualquer loja da marca e troca por um batom novinho em folha!

Apenas em 2020, 12 toneladas de embalagens foram processadas no Brasil, o equivalente a, aproximadamente, 732 batons da marca.

Porém, no site está sendo anunciado que após o dia 31 de março desse ano, o programa será descontinuado embora você ainda possa continuar trazendo suas embalagens vazias com a justificativa de que faz parte da evolução do programa para ter maior ação e impacto para a mudança. Será que vem novidade por aí?

POSTAR COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *