Estratégias de luxo e sustentabilidade

O grupo LVMH é o maior conglomerado de luxo, fundado em 1987, na França. Hoje gerencia 75 marcas de luxo dos setores de moda, vinhos, artigos de couro, perfumes, cosméticos, jóias e relógios. Entre as principais marcas gerenciadas estão:

Identidade e DNADNA

A LVHM propõe uma integração vertical em toda a sua cadeia de valor, garantindo com esse modelo de negócio a excelência em produtos ao longo do tempo. (LVHM, 2023)

Contudo, prevê a autonomia de cada marca para que mantenham suas identidades.

O crescimento orgânico de cada marca é uma prioridade, seguido pela integração vertical para garantir um controle completo sobre a imagem das marcas e a criação de sinergia entre elas para combinar forças.

Embora a singularidade de cada marca do grupo seja priorizada, o tema Sustentabilidade pode ser percebido em uma série de ações das marcas do seu portfólio.

Para o grupo, o saber-fazer é uma visão de longo prazo e “não apenas como uma obrigação, mas uma fonte imperativa de competitividade.”

A Artesania dada Loro Piana

Conhecida por suas parcerias exclusivas com fornecedores em todo o mundo, a Loro Piana garante a origem sustentável da sua matéria-prima, especialmente a rara e valiosa vicuña.

A marca fabrica têxteis e produtos de luxo na Itália, com artesãos habilidosos, tendo um compromisso com a qualidade, tradição e inovação.

Para proteger as vicuñas, a marca assinou um acordo com o governo peruano em 1994, permitindo que a fibra seja obtida apenas de animais vivos. ALém disso, a Loro Piana, apoia a criação de reservas naturais e trabalha em parceria com as comunidades locais.

Recentemente, a marca estabeleceu uma parceria com Aura Blockchain Consortium para rastrear a autenticidade sustentável da lã através das etiquetas.

Guerlain e aa preservação das abelhas

O mercado de luxo valoriza técnicas artesanais tradicionais e habilidades especializadas na criação dos produtos.

O projeto Women for Bees, em parceria com a UNESCO, promove o empreendedorismo apícola para mulheres e o aumento da polinização. O objetivo é que até 2025 esta parceria tenha formado mais de 50 mulheres apicultoras, instalado 2500 colmeias e gerado 125 milhões de abelhas.

Angelina Jolie se tornou a madrinha da promoção de 2021 do projeto.

Louis Vuitton

Em junho de 2023, Pharell Williams, estreou como diretor criativo da Louis Vuitton no Paris Fashion Week. Embora não fosse uma escolha óbvia, era amigo próximo de Virgil Abloh, o primeiro afro-americano a ocupar o cargo de direção criativa da Louis Vuitton em 164 anos de história.

A marca enfatizou que a escolha de Pharrell se deve à sua capacidade de unir arte, música e moda, quebrando barreiras e expressando o compromisso da marca com a inovação, o pioneirismo e o desejo de ser reconhecida como uma "Maison Cultural".

Essa decisão mostra a mudança de peças no xadrez da moda e destaca a busca por maior diversidade e representatividade na indústria.

Fenty Beauty byby Rihanna

Em 2021, a LVMH adquiriu a Fenty Beauty, marca da cantora Rihanna. O objetivo foi fortalecer o portfólio do grupo no setor de beleza com uma marca que tem a diversidade como parte de sua essência.

A Fenty Beauty é conhecida por sua abordagem inclusiva, oferecendo uma ampla variedade de tons de pele e desenvolvendo fórmulas que funcionam para todos os tipos de pele. Com mais de 50 cores disponíveis e a identificação de tons universais, a marca busca atender às necessidades de beleza de pessoas de diversas origins e tons de pele.

Essa expansão reflete o compromisso da LVMH em promover a diversidade e a inclusão na indústria da beleza.

As marcas de luxo têm o poder de gerar uma conexão emocional profunda com seus clientes. Elas contam histórias que tocam o coração, transmitindo valores e emoções que ressoam com suas audiências.

A estratégia de luxo e sustentabilidade da LVMH destaca-se pela preservação da identidade de cada marca. Notavelmente, marcas como Loro Piana e Guerlain implementam práticas sustentáveis, desde a preservação da vicuña até projetos para proteger abelhas. A nomeação de Pharrell Williams na Louis Vuitton e a aquisição da Fenty Beauty evidenciam a busca por diversidade e inovação no conglomerado de luxo​​​​.

POSTAR COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *